Formação: Zyg,Zag&Zoom substitui Formação Imersiva Mil Pássaros em Loulé

Zyg,Zag&Zoom é a nova formação da Companhia de Música Teatral. Esta iniciativa, que surge como alternativa à Formação Imersiva Mil Pássaros, nasce da necessidade de encontrar modelos alternativos de formação, ajustados aos constrangimentos atuais. Zyg,Zag&Zoom segue a natureza artística do trabalho da CMT (explorando múltiplas linguagens artísticas a partir de uma raiz musical) e a …

Artistas CMT na Casa do Território em Famalicão

A Casa do Território em Vila Nova de Famalicão, acolheu, no passado domingo dia 26 de Junho, o primeiro evento realizado no âmbito da iniciativa ‘Famalicão, Cidade Orizuro’. O evento contou com a participação de dois artistas da CMT (Gustavo Paixão e M. Inês Silva) que guiaram todos os que quiseram construir os seus orizuros …

Mil Pássaros na Fábrica das Artes/CCB dá lugar a Poemário e Poemário Vivo

Poemário e Poemário Vivo são as novas criações da Companhia de Música Teatral. Depois dos constrangimentos provocados pelo covid-19 que impossibilitaram a realização das iniciativas Mil Pássaros na Fábrica das Artes, a CMT abraça o desafio de pensar uma nova criação feita à medida da nossa necessidade de estarmos juntos. Poemário é fruto do trabalho …

Desafio Mil Pássaros reúne mais de 1.500 pássaros

Chegou ao fim a Campanha Mil Pássaros #umdesejocomum, uma campanha lançada no facebook por várias entidades aderentes ao projeto Mil Pássaros em Lisboa. Esta campanha desafiou todas as pessoas a construírem pássaros em casa, com qualquer material que tivessem à mão e pudessem reciclar, pensando no desejo comum de um mundo melhor. O dia da …

Lisboa Capital Verde 2020 lança desafio Mil Pássaros nas redes sociais

Foi lançada uma iniciativa nas redes sociais com inspiração no projeto Mil Pássaros. O projeto «Mil Pássaros» nasceu como um meio de chamar a atenção para as questões da sustentabilidade ambiental. Uma ideia concebida e orientada pela Companhia de Música Teatral que se tem vindo a realizar em equipamentos culturais municipais e em escolas públicas …

Mil Pássaros voa

Os recentes acontecimentos com o Covid 19 obrigaram a adiar as atividades do projeto Mil Pássaros que se realizariam nas escolas ao longo desta Primavera. No entanto, é possível continuar a desenvolver atividades em casa e à distância com a inspiração de Mil Pássaros. Continuaremos a voar ! Junte-se a nós! Faça um orizuro e deseje …

Workshop Mil Pássaros junta professores de todo o município de Lisboa

Foram 78 os professores e educadores que responderam ao desafio de integrar a vertente mais alargada do projeto e participar num dos sete workshops Mil Pássaros que decorreram entre 3 e 18 de fevereiro. Neste workhop os professores e educadores tiveram oportunidade de desenvolver ideias que vão adaptar no trabalho com as crianças e respetivas …

Mil Pássaros voa até Oslo e Bergen (Noruega) com o apoio das EEAGrants

A Companhia de Música Teatral viajou até à Noruega entre os dias 4 e 7 de fevereiro para apresentar o projeto Mil Pássaros. Esta é uma iniciativa que faz parte do projeto BIRD – Bilateral Interests on Research and Development, uma parceria entre a CMT, o LAMCI-CESEM e a Oslo Metropolitan University, financiada pelas EEAGrants. …

Mil Pássaros em Lisboa: Inscrições abertas

Estão abertas as inscrições na vertente do projeto Mil Pássaros em Lisboa que abrange todas as escolas públicas do município de Lisboa (Jardim-de-Infância e 1º ciclo). A inscrição no projeto contempla a receção dos materiais necessários para a montagem de Orizuros e a visita de um performer à escola que recolherá os Orizuros feitos pelas …

Formação Mil Pássaros convida professores e mediadores de Lisboa a voarem em conjunto

Decorrerão nos dias 11, 18 e 25 de janeiro as três edições da formação Mil Pássaros que junta mediadores (bibliotecas e museus) e professores participantes na vertente mediada por bibliotecas e museus do projeto Mil Pássaros. As formações terão lugar na Biblioteca Palácio Galveias e serão creditadas pelo Centro de Formação António Sérgio.Na formação, dinamizada …

Mil Pássaros em Lisboa: Museus e Bibliotecas aderentes

Está definido o conjunto de equipamentos municipais que acolhem o projeto em 2020: Biblioteca de Belém Padrão dos Descobrimentos Castelo de São Jorge Biblioteca Camões Biblioteca de Penha de França Biblioteca Palácio Galveias Biblioteca Orlando Ribeiro Biblioteca dos Coruchéus Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro Museu Bordalo Pinheiro Museu de Lisboa/ Palácio Pimenta Biblioteca de Marvila

Lisboa Capital Verde Europeia 2020 acolhe projeto Mil Pássaros

No âmbito da Capital Verde Europeia 2020, a Companhia de Música Teatral e a Câmara Municipal de Lisboa levam, até Junho de 2020 , um projeto dirigido à comunidade escolar que aborda de forma transversal domínios artísticos e educação ambiental. Através de um processo de escuta e representação artística, convida-se à realização de atividades que …

Mil Pássaros no projeto Cultura É Educação

A constelação srtístico-educativa Mil Pássaros foi acolhida no projeto Cultura é Educação. Cultura É Educação é um projeto que resulta de uma parceria entre o CCB/Fábrica das Artes, o Agrupamento de Escolas de São Bruno, o Ministério da Educação, a Rede Comunidades de Aprendizagem e o Plano Nacional das Artes. Durante o ano letivo de 2019/2020 …

Convento dos Remédios recebe “Orizuro” e Formação Mil Pássaros

Nos dias 4 e 5 de Maio o Convento dos Remédios em Évora encher-se-á de pássaros com a chegada da peça “Orizuro” e da formação Mil Pássaros. Todas as crianças de Évora são convidadas a ir até ao convento escutar os pássaros de Orizuro. O convite é ainda estendido a todos os professores que queiram …

Mil Pássaros na Oslo Metropolitan University

Nos dias 4 e 5 de Fevereiro, os alunos da Oslo Metropolitan University terão a oportunidade de assistir ao workshop “Arts for Infancy: Tuning Ears, Tuning Sight” e à conferência ” Artistic creation for Infancy” dinamizados pela Companhia de Música Teatral. As iniciativas contarão com a apresentação do projeto Mil Pássaros e da peça PaPI-Opus …

Famalicão acolhe projeto Mil Pássaros

Depois do sucesso da edição de 2018, Famalicão volta a acolher o projeto Mil Pássaros. Em articulação com a Casa das Artes, participam nesta edição: Sol Nascente Jardim de Infância de Louro Centro Social e Paroquial de Requião Jardim de Infância de Brufe Associação Gerações Centro Social e Paroquial Vale de S. Cosme Talvaizinho, Gavião …

Orizuro é a nova co-produção Companhia de Música Teatral/Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão

O nome da nova coprodução da Companhia de Música Tetral com a Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão deriva do origami “Orizuru” – que na cultura tradicional do Japão é um símbolo de felicidade e paz.Em articulação com a Casa das Artes, participam nesta edição: Associação Gerações Escola Básica de Louro/Mouquim Centro Escolar …