Artistas CMT na Casa do Território em Famalicão

A Casa do Território em Vila Nova de Famalicão, acolheu, no passado domingo dia 26 de Junho, o primeiro evento realizado no âmbito da iniciativa ‘Famalicão, Cidade Orizuro’. O evento contou com a participação de dois artistas da CMT que guiaram todos os que quiseram construir os seus orizuros e escutar os pássaros do Parque da Devesa em Vila Nova de Famalicão.

Mil Pássaros na Fábrica das Artes/CCB dá lugar a Poemário e Poemário Vivo

Poemário e Poemário Vivo são as novas criações da Companhia de Música Teatral. Depois dos constrangimentos provocados pelo covid-19 que impossibilitaram a realização das iniciativas Mil Pássaros na Fábrica das Artes, a CMT abraça o desafio de pensar uma nova criação feita à medida da nossa necessidade de estarmos juntos. Poemário é fruto do trabalho de um conjunto de artistas que participaram em processos colaborativos, a trabalhar a partir das suas casas durante o tempo de confinamento. É uma “prateleira” de poemas diferentes, emanando do universo criativo da CMT e da relação que tem tido com a Fábrica das Artes ao longo dos últimos anos.
Poemário Vivo é a transformação e incorporação dos poemas numa “performance” online. Poemário Vivo decorreu entre os dias 17 e 21 de junho.

Famalicão é Cidade Orizuro

A Casa das Artes de Famalicão, em coprodução com a Companhia de Música Teatral (CMT), lança o desafio à população do município famalicense: ‘Vamos transformar Vila Nova de Famalicão em Cidade Orizuro!’. Durante cerca de dois meses, todos são chamados a criar em suas casas bandos de pássaros de papel e a colocá-los à sua janela. Depois, quando as famílias tiverem os seus pássaros construídos, são convidadas a enviar fotos das suas criações para o email: casadasartes@famalicao.pt ou a entregá-los numa das entidades aderentes ao projeto:

  • Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão
  • Casa do Território do Parque da Devesa
  • A Casa ao Lado
  • Fundação Cupertino de Miranda
  • Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão

Para ajudar todos a fazer orizuros, está disponível aqui e nas redes sociais da Casa das Artes (Facebook, Instagram e Youtube) um tutorial em vídeo que o ajudará a construir o seu orizuro.

Desafio Mil Pássaros reúne mais de 1.500 pássaros

Chegou ao fim a Campanha Mil Pássaros #umdesejocomum, uma campanha lançada no facebook por várias entidades aderentes ao projeto Mil Pássaros em Lisboa. Esta campanha desafiou todas as pessoas a construírem pássaros em casa, com qualquer material que tivessem à mão e pudessem reciclar, pensando no desejo comum de um mundo melhor. O dia da criança foi a data escolhida para a inauguração da galeria online que reúne o bando de mais de 1.500 pássaros partilhados nas redes sociais desde o dia 17 de Abril. Para ver o bando de pássaros clique aqui.

Workshop Mil Pássaros junta professores de todo o município de Lisboa

Foram 78 os professores e educadores que responderam ao desafio de integrar a vertente mais alargada do projeto e participar num dos sete workshops Mil Pássaros que decorreram entre 3 e 18 de fevereiro. Neste workhop os professores e educadores tiveram oportunidade de desenvolver ideias que vão adaptar no trabalho com as crianças e respetivas famílias no decorrer do projeto. Os workshops decorreram no Museu da Cidade e foram acreditados pelo Centro de Formação António Sérgio.

Começam hoje as Oficinas de Pássaros em Lisboa

Depois da formação com mediadores e professores, chegou a vez do projeto Mil Pássaros ir até às escolas. De 4 a 22 de fevereiro, cada uma das turmas participantes na vertente do projeto mediada por museus e bibliotecas receberá na sua escola ou no equipamento uma oficina de pássaros. Essa Oficina é dinamizada por um artista da Companhia de Música Teatral e visa proporcionar às crianças e professores uma experiência de fruição musical do material musical de Mil Pássaros.

Formação Mil Pássaros convida professores e mediadores de Lisboa a voarem em conjunto

Decorrerão nos dias 11, 18 e 25 de janeiro as três edições da formação Mil Pássaros que junta mediadores (bibliotecas e museus) e professores participantes na vertente mediada por bibliotecas e museus do projeto Mil Pássaros. As formações terão lugar na Biblioteca Palácio Galveias e serão creditadas pelo Centro de Formação António Sérgio.
Na formação, ministrada por Mariana Vences e Rita Roberto, serão exploradas atividades de voz e movimento, de escuta da “paisagem sonora”, de exploração plástica e de educação ambiental, a partir do universo dos pássaros e do material musical do projeto.

Mil Pássaros no projeto Cultura É Educação

A constelação srtístico-educativa Mil Pássaros foi acolhida no projeto Cultura é Educação. Cultura É Educação é um projeto que resulta de uma parceria entre o CCB/Fábrica das Artes, o Agrupamento de Escolas de São Bruno, o Ministério da Educação, a Rede Comunidades de Aprendizagem e o Plano Nacional das Artes. Durante o ano letivo de 2019/2020 o Agrupamento de Escolas de São Bruno receberá várias iniciativas Mil Pássaros que culminarão na apresentação da Exposição Inúmera Mão na Fábrida das Artes/CCB em Junho de 2020.

Convento dos Remédios recebe “Orizuro” e Formação Mil Pássaros

Nos dias 4 e 5 de Maio o Convento dos Remédios em Évora encher-se-á de pássaros com a chegada da peça “Orizuro” e da formação Mil Pássaros. Todas as crianças de Évora são convidadas a ir até ao convento escutar os pássaros de Orizuro. O convite é ainda estendido a todos os professores que queiram vivenciar experiências musicais que possam aplicar no seu dia-a-dia com as crianças.