Mil Lugares

Os lugares que são mil

Casa das Artes de Famalicão

Ainda sob a designação preliminar “Orizuro” , município de Vila Nova de Famalicão acolheu em 2018-19 o projeto que visa promover experiências musicais e artísticas desde a primeira infância e envolvendo toda a comunidade. O nome do projeto deriva do origami “Orizuru” – que na cultura tradicional do Japão é um símbolo de felicidade e paz – inspirou este projeto que visa ajudar a olhar e a escutar o mundo de forma poética a partir da primeira infância. Através de um conjunto de práticas educativas em que se estabelece diálogo entre famílias e profissionais, a intervenção estende-se a toda a comunidade procurando-se bases educativas para resultados de longo alcance.

O projecto foi uma co-produção entre a Companhia de Música Teatral e a Casa das Artes, entidades estas que têm vindo a cooperar praticamente desde a fundação de ambas. Segue-se assim o rasto dos projetos Opus Tutti e Germinarte (desde 2011, ambos apoiados pela Fundação Calouste Gulbenkian) em que, através de modelos inovadores de formação de profissionais e de intervenção junto da comunidade escolar, se implementou um conjunto de boas práticas artísticas para a infância aprofundando a relação entre a Companhia de Música Teatral, a Casa das Artes e a intervenção educativa na envolvente do Município.

Orizuro tem base local pois desenvolvimento assenta fortemente no envolvimento de pessoas do município. Procurando sensibilizar para questões ambientais, para a necessidade de cuidado com os outros e com o planeta. O projeto tem simultaneamente alcance global tratando de questões que não conhecem fronteiras e que urge abordar desde a primeira infância.

2018 e 2019: Aproximadamente 1200 novos pássaros

Casa das Artes

Município de Vila Nova de Famalicão

Mil Pássaros na Fábrica

T Em Breve: Mais detalhe

2020: Parceria com a Fábrica das Artes envolvendo intervenção aprofundada com uma escola da envolvente.

Fábrica das Artes

Mil Pássaros em Lisboa Capital Verde Europeia 2020

Em Breve: Mais detalhe

2020: Intervenção envolvendo todas as escolas públicas do município

Mil Pássaros em Lisboa

E-Nova

Município de Lisboa

Mil Pássaros em Loulé

Parceria com o Cine Teatro Louletano envolvendo 5 escolas da envolvente.

Em Breve: Mais detalhe

Cine-Teatro Louletano

Outros locais de passagem

Em Breve: Mais detalhe