Prontuário: Orizuros Pintados em Bando

Imprimimos uma forma, muito atentos e à escuta. Depois chega uma segunda e a tua e mais uma. O quadrado outrora vazio está agora habitado.

Exemplos:

Formas redondas e pontiagudas prontas a habitar a folha branca. Depois de habitada a folha dobra-se até que se transforme num Orizuro.
  1. Juntamo-nos, três ou quatro pessoas, em torno de um quadrado de papel. Cada um recorta, a partir de um pedaço de cartão (mais pequeno do que o nosso ainda vazio quadrado de papel), uma forma bidimensional, mais ou menos abstrata, antecipando a forma que deseja criar ou deixando-se conduzir e surpreender pelo trabalho da tesoura.
  2. Observamos as formas uns dos outros, as suas afinidades, diferenças, e vislumbramos já a riqueza do seu encontro, que em breve faremos acontecer no papel. Mas sem pressas.
  3. Ainda vamos acentuar a personalidade de cada uma das formas atribuindo-lhes uma cor, preferencialmente diferente para cada forma. Faremos de cada uma um carimbo, que vamos imprimir na nossa folha quadrada. Todas as formas serão impressas nesta mesma folha, podendo estar próximas, afastadas, sobrepostas, numa aparição singular ou repetidas vezes – o que poderá variar de acordo com a expressão de cada forma e desejos de quem a criou.
  4. Pintaremos, portanto, uma das faces de cada forma recortada. Dependendo do tipo de cartão utilizado, a tinta pode ser absorvida mais ou menos rapidamente; irá precisar, em todo o caso, de novas pinceladas antes de cada impressão (se várias). Reunidos em torno do papel, carimbamo-lo então progressivamente com as nossas formas, muito atentos aos passos de cada um, como num jogo de tabuleiro. O silêncio ajudará.
  5. O quadrado outrora vazio está agora habitado pelas formas que criámos, e que nele assumiram posições, comportamentos, relações.
    Vejamos se, no espaço onde nos encontramos, conseguimos visualizar um quadrado no chão; e também se, dentro dele, cada um de nós pode assumir a expressão da forma que recortou e carimbou.
    Coabitamos, no tempo e no espaço. Como a composição no papel quadrado, que podemos ler como um guião para representação conjunta.
    Que posições, comportamentos, relações? Brincar.
  6. Entretanto a folha secou. Temos agora um quadrado de papel pintado à espera de se tornar pássaro (instruções de dobragem aqui).