Prontuário: Voar na Paisagem Sonora Imaginária

Voa livre como um pássaro. Escuta com muita atenção. Faz o Orizuro nascer.

A Educadora Maria da Conceição Garcia levou as crianças da sala laranja do Jardim de Infância de Santo António a voar na paisagem sonora imaginária. Escutaram e coloriram as folhas em branco. Construíram orizuros e no fim penduraram-nos numa linha para que pudessem voar com eles.
  1. Coloque as folhas de papel no chão em diferentes pontos da sala.
  2. Utilizando gestos, convide os participantes a entrar no espaço sem pisar as folhas de papel (aconselhamos a não utilizar palavras para fomentar aescuta).
  3. Dê instruções aos participantes para que o imitem (não se esqueça de chamar a atenção para que as folhas não sejam pisadas). Vá sucessivamente dando novas instruções (ver exemplos abaixo) utilizando para tal o sinal sonoro que escolheu para realizar esta atividade.
  • Exemplos:
    • Andar pelo espaço e por entre folhas seguindo direções retilíneas;
    • Andar pelo espaço e por entre folhas seguindo direções circulares;
    • Andar pelo espaço cumprimentando os participantes;
    • Andar pelo espaço observando as folhas com diferentes expressões faciais;
    • Andar pelo espaço agachado, como se estivesse a atravessar um campo de milho;
    • Andar pelo espaço como se fosse um pássaro a voar por entre as folhas.
  1. Escolha uma folha e desloque-se de forma a ficar em frente à folha. Faça com que os participantes atuem de forma semelhante.
  2. Pegue na folha com delicadeza e faça com que os participantes o imitem. No caso de experiência se revelar ruidosa faça com que os participantes voltem a colocar a folha no chão e repitam a ação de forma o mais silenciosa possível.
  3. Através de indicações gestuais, em silêncio, faça com que as pessoas se disponham em círculo.
  4. Explore diferentes sonoridades e formas de manuseamento do papel conservando o seu estado original (não amarrote nem rasgue o papel) e faça com que os participantes imitem as suas ações.
  • Exemplos
    • Segure o papel com dois dedos e abane-o (use diferentes intensidades);
    • Segure o papel com dois dedos, coloque-o em frente à face e sopre;
    • Segure o papel com dois dedos, coloque-o em frente ao rosto e vá tapando e
      destapando o rosto, mostrando diferentes expressões faciais;
    • Coloque o papel na horizontal sobre uma das mãos e dedilhe com a outra
      explorando diferentes sonoridades.
  1. Coloque o papel no chão e faça com que os participantes escolham um lápis ou uma caneta e de seguida se sentem atrás do papel.
  2. Dê a ouvir o áudio Paisagem Sonora Imaginária e através da instrução verbal “Livre como um pássaro”, convide os participantes a desenhar na folha. Durante o processo, crie condições para os participantes se expressarem vocalmente, por exemplo, produzindo sons “apassarados”. Utilize o sinal sonoro como indicação para os participantes irem trocando de lápis e/ou caneta entre si, seguindo a direção dos ponteiros do relógio. Quando sentir que todos tiveram oportunidade de realizar o seu desenho dê uma indicação de que o tempo está a terminar e recolha os lápis e/ou canetas. Mantendo a atmosfera de silêncio e concentração criada, faça com que todos os participantes exibam os seus desenhos e apreciem os dos outros.
  3. Procedam, em conjunto, à Montagem do Orizuro (ver aqui).
  4. Quando virem o Orizuro nascer, deem asas à vossa imaginação e improvisem sons e movimentos de pássaros enquanto interagem e brincam uns com os outros.