Até 15 de Janeiro a Instalação Mil Pássaros na Praça do Município em Lisboa foi aqui acompanhada em tempo real.
Esta Janela foi também um ponto de encontro para quem visitou virtualmente através da plataforma Zoom e até 20 de dezembro escutou-se diariamente “Boa-Noite!” numa história, num poema ou numa canção
Na Praça do Município em Lisboa as janelas da Capital Verde Europeia 2020 têm vista para a Instalação Mil Pássaros. No contexto actual, esta é uma boa alternativa para voar em tempo real até lá.
A instalação Mil Pássaros é o culminar de um projecto realizado no âmbito a Lisboa Capital Verde Europeia. O trabalho iniciou-se ainda antes da pandemia e tem vindo a envolver escolas e jardins de infância, museus, bibliotecas e famílias.
Centenas de crianças têm feito nascer orizuros a partir dos seus dedos, expressando os seus sonhos ao mesmo tempo que tomam consciência da fragilidade do mundo em que vivemos. Estes pássaros de papel são a “base” de criação de um “eco-sistema” poético, de formas e sombras presentes na instalação Mil Pássaros. Mediada tecnologicamente, a instalação comporta-se como um “organismo colectivo” que “respira” e “canta” e “responde” à presença de quem passa.