Instalação Mil Pássaros na Capital Verde Europeia 2020

Mil Pássaros, instalação da Companhia de Música Teatral, é uma “luz de presença” para quem passar junto à Loja da Lisboa Capital Verde Europeia, na Praça do Município entre 9 a 20 de Dezembro de 2020, depois do pôr-do-sol. E quem estiver em casa, pode também acender essa “luz de presença” acompanhando virtualmente via plataforma Zoom. Pelas 19h30 pode-se ouvir “Boa Noite!” e escutar uma história, um poema ou uma canção.


A instalação é o culminar de um trabalho iniciado ainda antes da pandemia e que tem vindo a envolver escolas e jardins de infância, museus, bibliotecas e famílias. Ao longo deste tempo, entre outras sugestões, foi proposta a construção de orizuros. Um orizuro é um pássaro de papel, realizado de acordo com a arte do origami. Segundo a tradição japonesa, o pássaro é símbolo de paz e felicidade. E, diz-se, os desejos cumprem-se quando se fazem mil orizuros enquanto se pensa nesse mesmo desejo.


Centenas de crianças têm vindo a fazer nascer orizuros a partir dos seus dedos, expressando os seus sonhos e a sua arte, ao mesmo tempo que tomam consciência da fragilidade do mundo em que vivemos. Estes pássaros de papel são a “base” de criação de um “eco-sistema” poético, de formas e sombras presentes na instalação Mil Pássaros. Mediada tecnologicamente, a instalação comporta-se como um “organismo colectivo” que “respira” e “canta” e “responde” à presença de quem passa. Um projeto participativo que convoca a força e a beleza de uma vontade coletiva no desejo comum de que tudo melhore.

Para acompanhar aqui