No âmbito do programa Garantir Cultura do Ministério da Cultura, lançámos um convite a alguns dos artistas que colaboram regularmente connosco para a criação de Jardim Orizuro no Município de Vila Nova de Famalicão, em colaboração com a Casa das Artes e o Parque da Devesa. Três ações de intervenção social e educativa dirigidas a públicos-alvo distintos, mediadas por práticas artísticas, em estreita colaboração com a Divisão Municipal da Cultura e Turismo de Vila Nova de Famalicão. Todos a cuidar de um “jardim”, guiados por uma vontade coletiva de “afinar, pessoas, pássaros e flores”.
Jardim Orizuro emergiu da constelação artístico-educativa Mil Pássaros e do projeto Cidade Orizuro e desenvolveu-se em 2022 em três instituições do concelho: o Centro Social Paroquial de Requião, o Jardim de Infância de Seide e o Centro Social da Paróquia de Castelões.
O processo de trabalho deu origem a um documentário do realizador Luís Margalhau e culminou com a instalação “Ecos” no Parque da Devesa e num conjunto de atividades exploratórias de cariz tecnológico, dando continuidade ao trabalho realizado em Mil Pássaros desenvolvido com Lisboa Capital Verde Europeia.
Um passo mais a garantir o acesso à cultura num município que tem um enquadramento e um historial propícios ao nascimento de novas formas de fruição da experiência artística e educativa. Um jardim com pássaros a esvoaçar e a lançar sementes para que mais jardins possam florir, cada um com a sua própria identidade.