Prontuário: Como Voam e Cantam os Nossos Pássaros

Abre a janela de casa. Escuta. Quem será? Como canta? Podemos aprender a cantar e dançar como ele?

A Teresa, o João e a Maria João ficaram à escuta no seu quintal. Viram e ouviram andorinhas, gaivotas e uma pomba branca. Construiram orizuros inspirados no que viram e ouviram. Depois dançaram, cantaram e voaram com os seus orizuros acabados de nascer..
  1. Escolham aquela ave com que se identificam mais (cada participante deverá escolher uma ave). Consultem por exemplo os sites Aves de Portugal ou All About Birds ou um guia local como o Guia Ilustrado das 25 Aves de Lisboa.
  2. Usem o youtube para conhecer melhor os “vossos” pássaros. Por exemplo, se alguém escolheu a coruja-das-torres deve pesquisar “Tyto alba” (nomenclatura binomial- ver nota) no youtube. Vai encontrar vídeos onde poderá ver o seu voo ou ouvir o seu canto. Explorem vários vídeos e inspirem-se.
  3. Cada participante, de seguida, deverá dar asas à sua imaginação e pintar, desenhar ou ilustrar uma folha de papel quadrada, inspirada no que viu e ouviu do “seu” pássaro.
  4. Depois de concluído o ponto anterior, façam nascer o vosso pássaro (instruções aqui).
  5. Quando todos os participantes já tiverem o seu pássaro, aproveitem para “voar” em conjunto e, com o pássaro na mão, movimentem-se livremente e produzam sons inspirados no que viram e ouviram.
  6. Um dia mais tarde, e quando for possível, vão até ao local onde podem avistar as vossas aves .
  7. Fiquem à escuta e olhem o céu.

Nota: Nomenclatura Binomial é o nome científico dado aos seres vivos seguindo normas sistematizadas pelo botânico, zoólogo e médico sueco Lineu (1707-1778). Chama-se binominal porque o nome é formado por duas palavras.